Durante o período da Semana Santa, entre os dias 17 e 22 de abril de 2025, o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) realizou a Operação Cactus em áreas integradas de segurança nos municípios de Petrolina, Cabrobó, Salgueiro, Serra Talhada, Arcoverde, Palmares e Vitória de Santo Antão.

A operação contou com o emprego de cerca de 70 policiais militares, que atuaram em 28 pontos de bloqueio estratégico, instalados nas principais rodovias que cortam o interior do estado. O objetivo foi reforçar a segurança da população e intensificar o combate ao transporte de materiais ilícitos.

Ao final da operação, foram realizadas 1.556 abordagens a veículos e 2.427 pessoas foram revistadas. A ação resultou em 8 ocorrências policiais, com 7 prisões em flagrante delito, além da apreensão de um veículo e o cumprimento de um mandado de prisão. Também foram apreendidas 4 armas de fogo, 22 quilos de cocaína e aproximadamente 250 gramas de maconha.

O BEPI considerou os resultados da operação positivos, destacando a contribuição das ações para a segurança dos pernambucanos e a redução dos índices de criminalidade. As atividades fazem parte do planejamento estratégico da Polícia Militar de Pernambuco, dentro do Programa Juntos pela Segurança, coordenado pela Secretaria de Defesa Social do Estado.