Na tarde deste domingo, a Polícia Militar de Pernambuco, por meio do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do Núcleo de Inteligência (NIS) do 14º BPM, cumpriu um mandado de prisão na zona rural de São José do Belmonte. A ação resultou na apreensão de uma arma de fogo, drogas, e animais silvestres mantidos em condições inadequadas.

O mandado de prisão, de nº 0303637-93.2015.8.05.0146, foi expedido pelo juiz da Vara do Júri e Execuções Penais de Juazeiro, na Bahia. O suspeito, identificado durante a operação, não portava objetos ilícitos no momento da abordagem inicial. Contudo, uma revista no veículo Vectra, de cor prata e placa HZA-**, revelou uma pistola Taurus, modelo PT845 ACP (.45) de numeração 77552, com dois carregadores e 23 munições intactas do mesmo calibre. O suspeito admitiu ser o proprietário da arma e relatou ter tentado escondê-la debaixo do carro ao avistar a chegada dos policiais.

Durante a abordagem, também foi encontrada uma pequena quantidade de maconha no veículo, que o suspeito confessou ser de seu uso pessoal.

A operação se estendeu até a residência do suspeito, onde foram encontrados diversos animais silvestres, incluindo espécies ameaçadas de extinção, como azulão da mata, golinha, caboclo e papagaio. Os animais estavam presos em gaiolas, apresentando sinais de maus-tratos, como falta de água e comida. Próximo aos animais, os policiais localizaram uma sacola plástica contendo três “big big” de maconha e três invólucros com uma substância análoga à cocaína, que o suspeito novamente alegou ser de sua propriedade.

O suspeito, que também é considerado um possível envolvido em um homicídio ocorrido no dia anterior no distrito do Carmo, em São José do Belmonte, foi encaminhado junto com todo o material apreendido à Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada para as devidas providências legais.

A ação do efetivo, composto pelas equipes GT 14000 e GTR 14050, resultou na prisão em flagrante do suspeito.

A Polícia Militar de Pernambuco ressalta a importância da colaboração da população e disponibiliza o Disque Denúncia, através do número (87) 9 9995-4641, para que informações sobre atividades suspeitas possam ser reportadas anonimamente.