A Secretaria de Defesa Social, através da pasta Executiva, realizou uma visita em dois municípios do Sertão, nesta quinta-feira (25) para lançar a Operação Remanso, do 14º BPM. Além disso, foram feitas vistorias nas operativas de Serra Talhada e na sede do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), em Custódia.

A operação deflagrada conta com um efetivo de quase 50 PMs que vão atuar na redução da criminalidade no município, combatendo tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo. Os policiais realizaram pontos de bloqueio por terra e contaram com o apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

Durante a operação, cerca de 250 pessoas, 28 veículos e 85 motos  foram abordados; 55 celulares consultados, sendo um deles recuperado por constar no sistema do Alerta Celular como “suspeita de roubo/furto”. Também foi realizado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e um encaminhamento para a delegacia.

Também foi feita uma reunião entre a secretária Executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira, e o efetivo para avaliar as estatísticas criminais e planejamento da atuação mais efetiva para a região.

Também foi feita uma visita ao Grupamento de Bombeiro de Serra Talhada, que já contava com as novas viaturas recebidas pelo estado na última segunda-feira (22). Um dos veículos é equipado para enfrentar incêndios florestais. Apenas em 2023, foram registradas 398 ocorrências de incêndio em vegetação nativa.

Já na sede do BEPI, em Custódia, o comandante Alessandro Bezerra ressaltou duas operações realizadas neste mês em parceria com o Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), ambas em Petrolina. “Na primeira, apreendemos 16kg de cocaína e quatro armas de fogo, sendo uma delas, um fuzil. Dias depois, foram 137 kg  de maconha”. As vistorias seguem nesta sexta nos municípios de Pesqueira e Belo Jardim.

Criminalidade no Sertão

De acordo com a SDS, o Sertão foi a única localidade do estado que teve aumento no número de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs), saindo de 162 (2023) para 199 (2024). Os homicídios também cresceram em fevereiro deste ano, com 37 casos. Em 2023 foram 33 locorrências do tipo.