O deputado Luciano Duque (Solidariedade) compartilhou com os colegas deputados, a experiência de ser pai de um jovem de 26 anos com síndrome de Asperger, uma das condições integrantes do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Ele ressaltou a dificuldade das famílias em obter um diagnóstico de autismo, que requer profissionais especializados. “Os pais se frustram nessa busca na atenção básica. Isso ocorre pela falta de cumprimento das diretrizes do Ministério da Saúde, pelas condições precárias de trabalho dos profissionais de saúde e pela falta de investimentos”, afirmou.

Apesar das dificuldades, o deputado destacou que a sociedade está mais consciente a respeito do autismo, e os diagnósticos têm sido obtidos cada vez mais cedo, o que garante a eficácia do tratamento.

Ele também elogiou a iniciativa da governadora Raquel Lyra de criar um grupo de trabalho voltado à criação de uma política estadual para as pessoas autistas. Outros parlamentares elogiaram, em apartes, o pronunciamento de Duque. Entre eles, a deputada Dani Portela (PSOL), que também compartilhou a experiência de ser mãe de um jovem diagnosticado com TEA.