Júnior Campos
Política

Bolsonaro sanciona aval para prefeituras definirem regras de proteção de rios em áreas urbanas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos um projeto que transfere para os municípios a competência de decidir sobre regras de proteção de margens de rios.

A lei sancionada por Bolsonaro altera as regras de proteção de margens de rios em áreas urbanas definidas pelo Código Florestal. Com a mudança, as normas a serem estabelecidas pelas prefeituras valerão para as áreas de preservação permanente (APPs) em zonas urbanas — como áreas de mananciais, margens de cursos d’água e de nascentes.

A legislação determina que as faixas de proteção devem variar entre 30 e 500 metros, a depender da largura dos rios. Assim, quanto mais largo o rio, maior a área de preservação. Nessas APPs, as construções são vedadas.

Com a sanção do projeto, lei municipal ou distrital poderá definir faixas menores de preservação nessas áreas, desde que ouvidos os conselhos locais do meio ambiente, e que as regras estabeleçam:

Os municípios poderão definir as regras em “áreas urbanas consolidadas”, que, segundo a nova lei, precisam cumprir os seguintes critérios:

Bolsonaro vetou trecho da lei que estabelecia, que construções nas faixas marginais de rios, localizadas em áreas urbanas definidas por lei municipal ou distrital e com instrumento de planejamento territorial aprovado, seriam dispensadas de seguir a exigência de reserva de uma faixa não edificável para cada trecho de margem.

Related posts

Calumbi: Sandra e Gustavo Melo, candidato a vice, inauguram o comitê 13

Júnior Campos
4 anos ago

Marconi Santana designa equipe para transição de governo

Júnior Campos
1 mês ago

Sintepe vai acionar MPPE para cobrar pagamento da segunda parcela dos Precatórios do Fundef ao Governo de Pernambuco

Júnior Campos
1 ano ago