O deputado estadual Luciano Duque usou a tribuna, nesta segunda-feira (11), para parabenizar o Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, pela conquista da certificação Angels WSO Gold, uma das mais prestigiadas no atendimento a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) no mundo. A honraria é concedida pela World Stroke Organization (WSO).

Segundo o parlamentar, esse reconhecimento é fruto do investimento que o Governo do Estado tem realizado na descentralização da saúde em Pernambuco. “O atendimento neurológico no HEC foi implantado apenas em maio do ano passado, no entanto, um ano e meio depois, já estamos colhendo os frutos desse trabalho”, destacou.

O AVC é uma das emergências neurológicas mais frequentes no Hospital Eduardo Campos, representando mais de 77% dos atendimentos especializados. Para responder à alta demanda, a unidade de saúde tornou-se pioneira na região ao adotar a administração de trombolíticos, um tratamento avançado que reduz as sequelas e aumenta as chances de recuperação dos pacientes.

Para conseguir esse reconhecimento, a instituição seguiu rígidos critérios, entre eles, o registro detalhado de pelo menos 30 pacientes com AVC em sistemas internacionais, que monitoram e garantem a qualidade do tratamento para a condição.
“Quero registrar aqui meu reconhecimento ao Dr. Danúzio Oliveira, coordenador da neurologia; a Amanda Machado, supervisora da emergência; e a Raylanne Ingride, enfermeira líder da unidade de AVC, que capitaneados pela Dra. Patrícia Queiroz, vêm prestando um serviço de excelência aos pacientes e que agora recebe o olhar também de fora do país”, disse. “Não poderia deixar de agradecer e reconhecer o empenho da governadora Raquel Lyra, que vem trabalhando em prol dos pernambucanos e buscando descentralizar os serviços de saúde, investindo em atendimentos especializados nas unidades de saúde fora da capital”, completou.