A Feira da Saúde, organizada pela Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde, foi cancelada após uma ação judicial movida pela oposição, representada pela coligação Esperança Renovada, do candidato Ismael Quintino. O evento, que estava programado para acontecer na Praça da Matriz entre os dias 18 e 20 de setembro, ofereceria atendimentos médicos gratuitos e exames especializados à população. O cancelamento gerou revolta entre os moradores, que se sentiram prejudicados pela decisão.

Bom dia. Eu vim preparada para passar nos médicos, pois não tenho condições nenhuma de pagar nenhum dos médicos que vinha para aqui hoje. Eu estou indignada. Eu estou horrorizada. Eu vim de pé da Serra da Bernardo, fora a equipe de gente que vem para se consultar aqui. Peguei essa oportunidade desses médicos caros, que não têm sequer que pagar nenhum. Quando chegar aqui, está desse jeito aqui.“, desabafou uma moradora presente no local.

Outro depoimento evidenciou a frustração da população com o cancelamento: “Eu estou com meu óculos vencido. Iria aproveitar para renovar. Termatite emocional. É por isso que eu só ando com blusa de sol. Eu vou fazer uma ultrasson da tireoide. Iria aproveitar para fazer também.

A decisão de suspender a feira foi baseada em uma ação de Investigação Judicial Eleitoral, que alegou abuso de poder político e econômico, devido à proximidade do evento com o período eleitoral. O juiz determinou que a feira fosse suspensa, argumentando que a realização de um evento dessa magnitude às vésperas das eleições poderia influenciar o resultado do pleito.