O plenário da Câmara de Vereadores de Serra Talhada recebeu na manhã de sexta-feira (19.05), prefeitos, vereadores, médicos e gestores de saúde da região do Pajeú em uma Audiência que discutiu:
O Credenciamento de hospitais e clínicas no sistema único de saúde, nas especialidades: obstetrícia e ortopedia; Maternidade de alto risco; Centro de hemodinâmica; Centro de oncologia e a implantação do Instituto Médico Legal – IML Sertão.
A discussão de forma regionalizada e de forte representatividade, entres os vários setores da sociedade e as autoridades públicas, foi iniciada com os pronunciamentos dos prefeitos de Serra Talhada (Márcia Conrado), Iguaracy (Zeinha Torres), Sandrinho Palmeira (Afogados), Irlando (Santa Cruz da Baixa Verde), vereadores, o médico Clóvis de Carvalho e o deputado estadual Luciano Duque (SD).
Dentre tantos temas relevantes, a instalação de um IML regional, ganhou uma nova narrativa no olhar do experiente “Dr. Clovinho”, que fez questão de destacar que o tema deve ser tratado como segurança pública, ao mesmo tempo que apresentou uma solução para resolver o problema, já que na sua visão, a região não tem uma “demanda significativa”.
“Quero esclarecer um fato que é importante, mas que não faz parte da saúde, que é o IML. Ele pertence a segurança pública… dentro do Hospital Eduardo Campos, como aconteceu em Caruaru durante 30 anos…uma estrutura menor, pois não existe uma demanda significativa para fazer um instituto médico legal, que é uma coisa que tem que funcionar 24 horas e é muito caro e os próprios médicos daqui passando por uma qualificação podem fazer esse trabalho e será resolutivo e vai evitar estes sofrimentos das famílias”, defendeu.