No podcast ElesPOD desta sexta (15), apresentado por Júnior Campos e Marina Ferraz, o deputado estadual Luciano Duque falou sobre sua atuação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) e destacou a aprovação de um Projeto de Lei de sua autoria, que garante fornecimento de produtos derivados de cannabis para tratamento medicinal”, com foco na distribuição de medicamentos na rede estadual do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, o deputado abordou pautas importantes para a região, discutidas em reunião recente com a governadora Raquel Lyra e Alex Campos, presidente da Compesa. Entre as prioridades, Luciano mencionou o abastecimento de água para Santa Cruz da Baixa Verde, Calumbi, o distrito de Jatiúca e o distrito de Varzinha em Serra Talhada, como também, recuperação da PE-412, Serra Talhada/Floresta, com acesso ao aeroporto Santa Magalhães.
A pauta política
Ao ser questionado sobre seu relacionamento político com a governadora Raquel Lyra (PSDB) e os palanques de 2026 em Serra Talhada, Luciano fez reflexões sobre sua trajetória e a dinâmica política em Serra Talhada. Ele afirmou:
“Olha, quem vai definir quem quer ficar com quem é a governadora, não sou eu. Eu tenho lado, você me conhece, eu votei a vida inteira. Eu estava no PT, votei contra o PT, fiz uma escolha naquela época, até porque era muito maltratado. Acabei votando em Marília por uma circunstância histórica, e hoje posso dizer a você que me arrependi. Há um arrependimento, sem dúvida.”
Luciano relembrou sua atuação ao lado de Marília Arraes no início da trajetória política dela e assumiu que, apesar de ter acreditado no projeto, a relação política mudou:
“Se você entregasse a sua vida, se acreditasse num projeto, porque Marília foi um projeto… Nós lançamos Marília no Estado inteiro, ou seja, a primeira candidatura dela, o lançamento foi aqui. Foi você pegar na mão e, ‘estou com você, vamos caminhar’, foi isso que aconteceu com Marília.”
O deputado também revelou, com exclusividade, seu papel na aproximação entre prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, e a Governadora de Pernambuco Raquel Lyra no passado, mencionando uma viagem a Caruaru que abriu o diálogo entre as duas:
“Não sei se vocês sabiam. Quem levou Márcia a Raquel fui eu. Eu não gosto de falar dessas histórias. Vamos lá em Caruaru, que eu quero que você [Márcia] conheça a experiência do lixo. Lá, vamos almoçar com ela [Raquel]. E eu sempre gostei dela [Raquel], porque eu era vice-presidente da frente nacional dos prefeitos, e a gente tinha um diálogo muito bom.”
Por fim, Luciano reforçou seu apoio à governadora, cobrou e provocou uma postura mais clara dos que ocupam cargos nos órgãos públicos do Governo de Pernambuco.
“Agora, quem apoia, de fato, Raquel, hoje, sou eu. Eu espero que os que fazem hoje, que ocupam os cargos aqui em Serra Talhada, comecem a defender Raquel e dizer que estão com ela pra governadora. Porque eu já estou.”
Confira a ElesPOD, com o deputado Luciano Duque, na íntegra:
Siga nossas redes