A presidenta da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Márcia Conrado, prefeita de Serra Talhada, realizou a abertura da Assembleia Extraordinária para prefeitos, nesta terça-feira (18.04). Ela destacou a importância da programação e da massiva presença dos gestores no evento. Na mesa do encontro estavam o vice-presidente, Marcelo Gouveia, a secretária da Mulher, Judite Botafogo, Paulo Roberto Arruda (1º secretário), Mariana Medeiros (2ª secretária), as primeiras e segundas tesoureiras, Ana Célia Farias e Nadegi Queiroz, o deputado estadual France Hacker, entre outras autoridades.

“Recebemos aqui um número expressivo de prefeitos para falar, principalmente, sobre segurança nas escolas. Temos presenças importantes neste dia, como do secretário Tadeu Alencar, para tratar do tema, do deputado estadual José Patriota, discorrendo acerca dos assuntos municipalistas, além do Ministério da Cultura para falar sobre financiamento de projetos por meio da Lei Paulo Gustavo”, pontuou Márcia Conrado.

“Precisamos estar atentos às necessidades para trazer benfeitorias para os municípios. Precisamos também unir forças para enfrentar os desafios com mais agilidade”, complementou. A presidenta anunciou ainda investimento de R$ 1 milhão em ações para a Primeira Infância nos 20 menores municípios do Estado, através de uma emenda parlamentar do deputado federal, Lucas Ramos. À tarde, a programação segue com debate sobre novos investimentos. Os técnicos municipais farão uma capacitação para entender como investir mais em cultura nas cidades.

SEGURANÇA NAS ESCOLAS – O secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, informou que entre outras iniciativas, as plataformas de mídias sociais foram chamadas pelo Governo Federal para derrubar perfis que alimentam o clima de violência e estimulam ataques. “No que diz respeito às ações emergenciais, queria compartilhar o que vem sendo feito. Estamos fazendo o monitoramento das redes sociais, interligando com o serviço das delegacias de crimes cibernéticos, em todos os estados da federação. As articulações dos grupos estão sendo monitoradas. Vamos fortalecer as investigações para inibir atos de violência que são originados dos discursos de ódio”, argumentou o secretário. Ele anunciou ainda editais no valor de R$ 250 milhões para projetos de fortalecimento da patrulha escolar ou guardas municipais, por exemplo, além de outras ações comprometidas em melhoria do ambiente escolar.