A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), foi provocada pela a imprensa a comentar sobre seu encontro com o ex-presidente Lula (PT) em Brasília, mesmo após a Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) aprovar, por unanimidade, a decisão de se posicionar na oposição, o que também, naturalmente foi confirmado pelo o PT de Pernambuco.

Em resposta aos questionamentos da imprensa sobre o motivo de seu encontro com Lula, a governadora justificou:

“Eu fui agradecer ao presidente Lula pela parceria com o governo de Pernambuco, feita através da decisão política do presidente e dos seus ministérios. Com isso, a gente conseguiu alavancar compromissos do governo federal super importantes para o nosso estado, sonhados há muitos anos. Muitos deles que ele mesmo começou no passado.”

Raquel Lyra destacou conquistas concretas resultantes dessa parceria, incluindo o progresso das obras na BR-104, que liga Caruaru à Paraíba, com investimentos garantidos para sua continuação. Ela também mencionou o avanço das obras da Adutora do Agreste, com recursos assegurados, e a previsão de início do abastecimento de água do Rio São Francisco na região do Agreste Pernambucano ainda este ano.

Outros projetos estratégicos, como a Transnordestina e o compromisso com a expansão do metrô do Recife, foram mencionados como parte do plano de desenvolvimento para o estado. Raquel Lyra enfatizou seu compromisso em concretizar os acordos firmados no novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), com o apoio tanto do governo federal quanto do governo de Pernambuco, dentro do atual mandato do presidente.

A decisão de Raquel Lyra de manter sua parceria com Lula, apesar da posição oficial do PT, demonstra uma determinação em priorizar o desenvolvimento do estado. A governadora ressaltou que sua visita teve como foco expressar sua gratidão e seu compromisso com os projetos que beneficiam diretamente Pernambuco. Esse episódio também sinaliza a complexidade das alianças políticas no cenário atual e a busca de líderes por soluções pragmáticas para os desafios enfrentados pela sociedade.