A imprensa estadual aponta como iminente a troca de partido do deputado federal Fernando Monteiro, atualmente filiado ao PP. Segundo informações da CNN, Monteiro estaria a caminho do Republicanos, partido que integra a base de apoio do prefeito do Recife, João Campos (PSB), e é liderado no estado pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Essa mudança, caso confirmada, sinaliza uma possível configuração de palanque favorável a João Campos em Serra Talhada, já para as movimentações de 2026.
Embora a candidatura de João Campos ao governo de Pernambuco ainda não esteja definida, a adesão de Fernando Monteiro ao Republicanos e o apoio do ex-deputado federal Sebastião Oliveira, do Avante, fortaleceriam a base de João em Serra Talhada. Especula-se que Márcia Conrado, prefeita de Serra Talhada e aliada de Monteiro, possa seguir na mesma direção.
Essa tendência ganhou força após a participação de Márcia em um comício ao lado de João Campos durante a campanha de Vini Castello à prefeitura de Olinda, um gesto que fortaleceu a aliança.
Enquanto isso, o grupo político da prefeita em Serra Talhada enfrenta divergências internas sobre seu alinhamento em 2026. Aliados de Márcia cogitam uma união com o deputado estadual Luciano Duque, ex-prefeito da cidade e, hoje, seu principal adversário local, em um bloco de apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra. Por outro lado, o vice-prefeito Márcio Oliveira afirmou recentemente, em entrevista ao blog de Júnior Campos, que ver com muita dificuldade uma aliança entre Márcia e Luciano no próximo ciclo eleitoral.
Com a confirmação da migração de Fernando Monteiro para o Republicanos e as articulações de Sebastião Oliveira, o cenário se desenha favorável ao palanque de João Campos, sugerindo uma base ampla de apoio que poderá se consolidar até 2026. Esse alinhamento, no entanto, dependerá de definições mais claras sobre as candidaturas ao governo de Pernambuco, além das negociações locais e estaduais.
O cenário político em Serra Talhada e Pernambuco segue em constante transformação, e o desenrolar dessas alianças pode influenciar diretamente os rumos eleitorais de 2026.
Siga nossas redes