Ao menos 28 dos 49 deputados estaduais de Pernambuco trocaram de partidos durante o período autorizado pela Justiça Eleitoral conhecido como “janela partidária”. Isso significa que 57% dos parlamentares mudaram de legendas na Assembleia Legislativa (Alepe).

A janela partidária, que se fechou às 23h59 desta sexta-feira (1º), é o intervalo de 30 dias que, seis meses antes da eleição, a legislação concede a deputados federais, estaduais e vereadores para trocarem de partido sem o risco de perder o mandato.

Os nomes de deputados estaduais que trocaram de partidos foram obtidos a partir de informações registradas pelas legendas, como segue:

Deputado Saiu de Entrou em
Adalto Santos PSB PP
Alberto Feitosa PSC PL
Alessandra Vieira PSDB União Brasil
Álvaro Porto PTB PSDB
Antônio Fernando PSC PP
Clarissa Tércio PSC PP
Clodoaldo Magalhães PSB PV
Eriberto Medeiros PP PSB
Fabíola Cabral PP SD
Fabrízio Ferraz PP SD
Guilherme Uchôa Júnior PSC PSB
Gustavo Gouveia União Brasil SD
Henrique Queiroz Filho PL PP
João Paulo Lima PCdoB PT
João Paulo Costa Avante PCdoB
Joaquim Lira PSD PV
Joel da Harpa PP PL
Manoel Ferreira PSC PL
Marcantonio Dourado Filho PP PSB
Marco Aurélio Meu Amigo PRTB PSB
Priscilla Krause União Brasil Cidadania
Rodrigo Novaes PSD PSB
Rogério Leão PL PSB
Romário Dias PSD PL
Romero Albuquerque PP União Brasil
Romero Sales Filho PTB União Brasil
Tony Gel MDB PSB
Wanderson Florêncio PSC SD

O PSB, do governador Paulo Câmara, ganhou sete parlamentares e perdeu dois. Em 2018, a legenda elegeu uma bancada com 11 deputados.

O PL, do presidente Jair Bolsonaro, recebeu quatro deputados e ficou sem dois. O PP, que elegeu a segunda maior bancada, em 2018, perdeu seis e ganhou quatro deputados.

Entre os 25 deputados federais de Pernambuco, cinco deles trocaram de partidos. Marília Arraes que era do PT se filou ao Solidariedade para lançar a pré-campanha para o governo do estado. Mesmo assim, Marília aposta no apoio de Lula (PT), em Pernambuco.

André Ferreira, que era do PSC, foi para o PL. Ele irmão de Anderson Ferreira, que deixou a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, para se candidatar ao governo, com o apoio de Bolsonaro.

Também trocaram de partidos na bancada pernambucana em Brasília Pastor Eurico, que saiu do Patriota para o PL, augusto Coutinho, que deixou o SD para o Republicanos, e Túlio Gadêlha, que deixou o PDT e foi para a Rede.

Fonte: G1/PE