Oficialmente o 2º turno das eleições começa nesta sexta-feira (07), já com o guia eleitoral rodando nas telas da tv e nas ondas sonoras do rádio. Candidata ao governo de Pernambuco pelo PSDB, Raquel Lyra tentou prorrogar as inserções para a próxima segunda-feira, mas o sangue que corre nas veias de Marília falou mais alto, e não aceitou o acordo proposto pela adversária tucana, que ainda segue de luto pela morte precoce do esposo, no amanhecer do dia 2 de outubro.
O assunto foi superado, diferente da possibilidade da Frente Popular de Pernambuco liderada pelo PSB, subir no mesmo palanque de Marília – candidata ao governo de Pernambuco pelo SD, como tem defendido o Partido dos Trabalhadores – PT, que mais uma vez intervém nas decisões do PSB.
Os motivos da resistência de lideranças importantes do PSB são diversos, um deles foi a falta de empenho de Lula e obviamente do PT na campanha de Danilo; os números estão aí, é só fazer conta.
A votação de Carlos Veras (PT) para federal em Tabira é o maior exemplo disso. Na cidade, Veras foi majoritário com 47,60% dos votos, enquanto Danilo amargou a 3ª colocação, com apenas 25,94%. Não há outra leitura a se fazer se não for a falta de empenho/comprometimento.
Outro fator que dificulta um possível apoio do PSB a Marília é que não existe, no nosso olhar, clima para esta aliança – a rixa vai além do campo partidário. Outra resistência dos prefeitos, lideranças políticas e da própria cúpula do PSB é Sebastião Oliveira – vice de Marília. Uma grande e importante fatia da legenda resiste e não enxerga a possibilidade de fazer coro para dirigente do AVANTE.
Enquanto ferve o caldeirão político da Frente Popular de Pernambuco, lideranças históricas do PSB já ecoam aos quatro ventos que será a primeira vez que irá de encontro ao partido, a exemplo do prefeito de Carnaíba – Anchieta Patriota.
Bom…o PSB deverá se posicionar oficialmente hoje e Danilo Cabral, João Campos e Paulo Câmara tem dito, que a única prioridade – no momento – é eleger Lula. Desde o começo da eleição o PSB tabelou com presidenciável do PT e de fato não poderia ser diferente agora. O resto é só aguardar!