O decreto assinado pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), revogou todas as cessões de servidores públicos da administração direta, autarquias e fundações, do Estado de Pernambuco para outros órgãos. Os servidores deverão se apresentar no prazo de cinco dias nos respectivos órgãos de origem.
Dentre os que se enquadram nessa situação estão pelo menos três servidores graduados da gestão João Campos: Fred Amâncio (auditor fiscal do Tesouro Estadual da Secretaria da Fazenda), a secretária de Finanças, Maíra Fischer (servidora pública da carreira de gestor governamental do Estado) e a secretária de Turismo, Pamela Alves (servidora pública estadual, integrante da carreira de Gestor Governamental – especialista em Planejamento, Orçamento e Gestão.
Como o prazo é exíguo, João Campos deve se apressar e pedir a renovação da cessão.
O presidente do TCE-PE já afirmou que pedirá a prorrogação do prazo por pelo menos um ano, pois mais de 80 servidores do Estado estão cedidos à Corte e a devolução causaria prejuízos ao andamento dos trabalhos.
Raquel Lyra não deve criar dificuldades para renovar as cessões, pois ela mesma tem Secretários que foram cedidos por outros órgãos, a exemplo da Polícia Federal e do governo do Distrito Federal e certamente seus secretários ocuparão cargos dos escalões inferiores com servidores de fora da estrutura do Estado.
Com informações de Noélia Brita