No final da tarde deste domingo (31), o bloco da oposição em São José do Egito oficializou a chapa de seus pré-candidatos à prefeitura, composta por Fredson Brito, da Perfil, e José Marcos de Lima. O evento contou com a presença de seis vereadores com mandato, anteriormente alinhados ao bloco governista, incluindo Maurício, Jota Ferreira, Albérico, e Vicente, além de Damião e Aldo, e ocorreu na chácara do pré-candidato.

Os discursos durante o evento destacaram a necessidade de uma nova governabilidade para São José do Egito.

O ex-vereador Fabinho elogiou a composição da chapa, ressaltando a visão empresarial de Fredson e a experiência política de José Marcos de Lima. Já o ex-prefeito Marquinhos César parabenizou a união do grupo e enfatizou o potencial transformador dessa aliança.

Entretanto, as críticas ao atual prefeito, Evandro Valadares, foram evidentes nos discursos de Marcos de Lima e Fredson.

Zé Marcos de Lima expressou indignação com a situação da cidade, destacando problemas como esgoto a céu aberto e calçamento deteriorado, clamando por um prefeito que olhe para as necessidades do homem do campo.

“Vamos tirar das mãos deles, que estão acabando com a nossa terra…a prefeitura está um bagaço. Porque é uma vergonha. Eu chego e sinto vergonha de passar naquela rua assim, a água descendo, esgoto, estourado, calçamento afundado. Prefeitura cheia de débito, não tem dinheiro, é aquela confusão grande, né”, criticou.

Por sua vez, Fredson prometeu uma nova jornada, enfatizando a falta de políticas públicas para as comunidades rurais e questionando a eficiência da gestão atual.

“Vamos começar uma nova jornada em São José do Egito. O povo está sofrendo, a gente está começando as caminhadas, estamos escutando as comunidades, as comunidades rurais estão sofrendo, não estão chegando as políticas públicas para o nosso povo. E desde 2008 eu me empreendo na minha cidade, nunca saí daqui, sempre fui filho da terra, sempre votei aqui, nunca deixei de exercer o meu direito, o meu dever de cidadão, então meu primeiro voto foi do senhor”. Entro na vida pública para poder fazer o bem para o nosso povo. Como o senhor sabe, eu e o senhor não precisamos da política, a gente não precisa da prefeitura. A gente está aqui para dar uma contribuição, um modelo de gestão, um modelo que seja participativo, que o dinheiro do povo vá para o povo, para que não aconteça o que está acontecendo no momento”, sustentou.

José Marcos de Lima, com uma vasta trajetória política, foi apresentado como um candidato com experiência e compromisso com o bem-estar do povo. Enquanto isso, Fredson ressaltou seu compromisso com uma gestão participativa e eficiente, alfinetando o adversário com a questão do calçamento, ao comparar a durabilidade das obras em suas gestões.

PERFIL:

José Marcos de Lima foi vereador e prefeito de São José do Egito, deputado estadual por três mandatos e chegou a assumir o cargo de governador-interino do estado de Pernambuco em algumas ocasiões – enquanto foi presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco durante o biênio 1999-2001.

Com a oficialização da chapa, a corrida eleitoral em São José do Egito promete ser acirrada, com debates sobre experiência política, gestão pública e as necessidades da população em foco.

Fotos: Júnior Campos