A prefeitura de Afogados da Ingazeira surpreendeu a população do município com a notícia de que a cidade não realizará o tradicional desfile cívico do dia 7 de Setembro, data magna do país.

Segundo informações obtidas através de comunicados em grupos de WhatsApp de escolas municipais, a gestão do prefeito Sandrinho Palmeira informou que este ano, a cidade não contará com o tradicional desfile que sempre acontece na Avenida Rio Branco, no período da tarde, e reúne um expressivo número de munícipes que todos os anos prestigiam escolas, autoridades militares e bandas marciais que fazem um verdadeiro espetáculo na Rio Branco, como manda a tradição em todas as cidades do país, ou pelo menos, na esmagadora maioria delas.

“Bom dia passando para avisar, que não haverá desfile cívico do dia 7 de setembro”,  adiantou uma professora via rede social.

Em nota, a gestão municipal explicou que “tendo em vista a grave crise financeira que assola às administrações municipais de todo o País, em decorrência da drástica redução nas receitas, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que irá aderir à mobilização proposta pela AMUPE para o próximo dia 30 de Agosto”.

Em reunião com todos os Secretários Municipais, setor de contabilidade e previdência municipal, o Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, e o vice-prefeito, Daniel Valadares, discutiram medidas de contenção de despesas para garantir a manutenção dos serviços e o pagamento da folha salarial.

Dentre as medidas anunciadas estão:

* Expediente em todas as secretarias será de 7h30 às 13h30, excetuando-se os serviços essenciais;
* Suspensão do pagamento de horas-extra (todos os serviços que implicariam no benefício deverão ser realizados durante o expediente normal);
* Cancelamento do desfile da independência (07 de Setembro);
* Cancelamento de atividades que gerem despesas e que não sejam essenciais, exceto as já em andamento, a exemplo do campeonato rural;
* Solenidades de inauguração e entregas serão simples, sem som ou estrutura de toldos e cadeiras, apenas com as presenças do Prefeito, Vice, vereadores e moradores/beneficiários da ação (excetuando-se grandes obras, a exemplo da nova escola Ana Melo, prestes a ser inaugurada);
* O pagamento dos prestadores de serviço fica previsto para o dia 15, podendo ser alterado de acordo com a situação financeira.

Em Afogados da Ingazeira, a redução no repasse do ICMS, nesses seis primeiros meses do ano, foi de 27%, representando um prejuízo de mais de R$ 1 milhão na receita da Prefeitura.