O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) emitiu uma medida cautelar nesta quarta-feira (27), determinando o fechamento imediato da estação de transbordo utilizada como depósito de resíduos sólidos urbanos, localizada em Serra Talhada.

Os auditores constataram as irregularidades denunciadas, indicando que o espaço destinado ao transbordo estava se transformando em um depósito inadequado de resíduos sólidos urbanos. A denúncia alertava para os riscos à saúde pública, e a medida cautelar determina que a prefeitura de Serra Talhada encerre o funcionamento do espaço até 31 de dezembro de 2023.

A Secretária de Serviços Públicos de Serra Talhada, Simone Daniel,  em entrevista ao comunicador Tony Alencar  respondeu às denúncias feitas pelo vereador Vandinho da Saúde. A secretária questionou a atitude do parlamentar, alegando que ele não a procurou antes de realizar a denúncia.

“Eu tenho uma pergunta pra fazer esse esclarecimento a todos os cidadãos, né? Porque em nenhum momento o vereador Vandinho da Saúde me procurou. Ele tem o meu número pessoal, inclusive já fez vários elogios à Secretaria de Serviços Públicos. Mas, foi na segunda-feira, dia vinte e cinco, entrou na Secretaria de Serviços Públicos, começou a filmar os caminhões que alguns já tinham terminado os setores”, disse Simone.

Ela explicou que os caminhões podem ficar parados temporariamente se não estiverem cheios, e a descarga dos resíduos pode ser adiada para otimizar o transporte. Sobre a acusação de que todos os caminhões estavam quebrados, a secretária afirmou que isso não procede. Simone expressou sua surpresa em relação ao vereador, destacando que a população não apresentou reclamações sobre a situação.

“Agora ele chegou e viu os caminhões parados lá e fez essa acusação de que a secretaria teria que ser interditada”, concluiu Simone Daniel.