As críticas ao Governo Lula marcaram a reunião plenária desta quarta (29). A apreciação de vetos presidenciais em sessão conjunta da Câmara e do Senado na última terça (28) foi tema de pronunciamento de Coronel Alberto Feitosa (PL). Na avaliação do parlamentar, o governo do presidente Lula derrete em popularidade e também no apoio do Congresso Nacional. Ele comemorou a derrubada do veto de Lula ao projeto que impõe restrições às chamadas saidinhas de presos.
Também considerou uma vitória a manutenção do veto do ex-presidente Jair Bolsonaro a crimes previstos na Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito ( Lei 14.197/2021), como a divulgação de fake news em campanhas eleitorais. “Estamos hoje aqui comemorando a manutenção do veto que permite a nós, políticos, ao povo em geral, e principalmente à imprensa brasileira, fazer seu trabalho”, disse.
Por sua vez, Renato Antunes (PL) criticou a postura do Governo Federal diante da greve dos professores das universidades e institutos federais, iniciada há mais de 70 dias. “Na contramão de um governo que sempre foi pró-sindicatos, vemos agora a gestão federal virando as costas para os sindicatos. Hoje infelizmente temos uma política desastrosa de educação e professores desestimulados, com aumento zero em 2024”, observou.