A Coligação União Pelo Povo, que reúne diversos partidos em torno de uma proposta de renovação política para Afogados da Ingazeira, manifestou, profunda decepção com a decisão da Frente Popular de Afogados da Ingazeira, liderada pelo atual prefeito Sandrinho Palmeira (PSB), de não participar do último debate eleitoral desta campanha.

Segundo nota divulgada pela coligação, trata-se de uma atitude inédita na história política recente da cidade. “Em 20 anos, nunca um candidato da nossa coligação fugiu do debate. É a primeira vez que um prefeito em Afogados da Ingazeira recusa a participação”, destaca o texto. A coligação relembrou disputas passadas, como as intensas campanhas entre Dona Giza e Totonho Valadares, ou entre Giza e o ex-prefeito José Patriota, nas quais o confronto de ideias sempre prevaleceu. “Mesmo nas disputas mais acaloradas, a ex-prefeita Giza nunca se esquivou de um debate”, reforça a nota, classificando a postura de Sandrinho Palmeira como “um desrespeito à democracia e ao direito da população de comparar propostas”.

A campanha de Sandrinho justificou a ausência citando a possibilidade de “ofensas e baixarias” no debate, o que, para a Coligação União Pelo Povo, é uma tentativa de criar uma cortina de fumaça sobre a verdadeira questão: a ausência de propostas concretas para enfrentar os problemas que a cidade vem enfrentando.

“O saneamento precário, a deficiência na saúde e a falta de políticas públicas para os mais carentes são questões que precisam ser debatidas e, até o momento, a gestão atual não tem apresentado soluções viáveis”, aponta o comunicado.

A coligação ainda rejeitou qualquer acusação de uso de fake news ou violência em sua campanha, afirmando que todas as críticas ao atual governo se baseiam em dados públicos, disponíveis no Portal da Transparência e em órgãos de controle. “Seguimos firmes, prontos para o confronto de ideias, apresentando soluções reais para Afogados da Ingazeira. O povo merece respeito e respostas claras, não desculpas vazias”, conclui o texto.