O deputado Luciano Duque (Solidariedade) abordou em seu pronunciamento a crescente crise de energia e o subsequente corte no abastecimento de água no Vale do São Francisco. De acordo com o parlamentar, essa questão já afeta cerca de 45 mil habitantes nos municípios de Belém de São Francisco e Petrolândia, localizados no Sertão de Itaparica, além de Orocó, situado no Sertão do São Francisco. Essa problemática não só prejudica a população residente nessas áreas, mas também representa um sério entrave para a agricultura irrigada.

Luciano Duque expressou sua preocupação com a situação enfrentada anualmente por esses trabalhadores rurais, que, devido à construção da Usina Luiz Gonzaga, foram obrigados a deixar suas terras. Para o deputado, as consequências da falta de compromisso da Codevasf em garantir a manutenção do fornecimento de energia, necessário para o abastecimento de água destinado à irrigação, são evidentes e prejudiciais.

O parlamentar apelou às autoridades, incluindo o Governo do Estado, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, bem como à própria Codevasf, instando-as a dedicar esforços significativos na busca de soluções alternativas para restaurar o fornecimento de energia e água nos três municípios afetados.