No ano do aniversário de 10 anos da morte de Giza Simões, ex-prefeita e figura marcante na política de Afogados da Ingazeira, seu filho, Danilo Simões, anuncia sua entrada na vida pública, desafiando a hegemonia política que persiste na cidade. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Danilo relembra os ensinamentos de seus pais sobre política “transparente e responsável”.

“Meus pais, doutor Osvaldo e dona Giza, me ensinaram que fazer política de forma transparente, com
responsabilidade e visando um futuro melhor para todos, é o caminho certo para transformar e
conquistar mais”.

Giza Simões, conhecida como a ‘mãe dos pobres’, governou Afogados da Ingazeira por dois mandatos, entre 1997 e 2004, superando a popularidade do marido, Orisvaldo Inácio, que também governou Afogados e foi deputado estadual. O governo de Giza foi marcado por avanços e políticas sociais que a tornaram uma figura querida pela população. Após sua morte, a oposição, enfrentou uma série de derrotas para a Frente Popular, liderada pelo Deputado Estadual José Patriota.

Danilo Simões, herdeiro desse legado político, manifesta sua vocação para a vida pública, ressaltando a importância de ouvir e acolher as necessidades da população. Em suas declarações, ele destaca o potencial de Afogados da Ingazeira para conquistar mais, atraindo empresas, gerando empregos, e melhorando os serviços públicos em todos os bairros e na zona rural.

“Eles também me ensinaram a importância de cuidar das pessoas, que saber ouvir e acolher suas dores são qualidades essenciais para um político que pensa em prol da população. Decidi entrar na vida pública por vocação. por acreditar que Afogados da Ingazeira deve preservar os avanços e tem potencial para conquistar mais. Temos potencial para atrair empresas e gerar empregos”.

O anúncio de Danilo Simões como possível candidato nas eleições de 2024 promete agitar o cenário político de Afogados da Ingazeira. Ele convoca a população a se unir para fazer de 2024 o ponto de partida para a mudança, acreditando no potencial da cidade para alcançar novos patamares de desenvolvimento.

E faço um convite a você. Vamos fazer de 2024 o ponto de partida para a mudança, pois acredito que Afogados da Ingazeira tem potencial para conquistar mais”.

Danilo não apenas carrega consigo o legado de seus pais, mas também busca reunir outros nomes que compartilham o desejo de romper com o bloco governista. Figuras que, desde os tempos de José Patriota, buscam uma alternância no poder, agora veem em Danilo a possibilidade de formar uma frente capaz de desafiar a Frente Popular.

Com as declarações de Danilo via rede social e entrevista exclusiva ao Blogueiro, Júnior Finfa, o cenário político em Afogados da Ingazeira se apresenta, assim, como um campo aberto para a renovação e a disputa acirrada nas próximas eleições.