No pontapé inicial da XXVI Feira da Rapadura, o prefeito de Santa Cruz Baixa Verde, Irlando Parabólicas, concedeu uma entrevista exclusiva ao blog de Júnior Campos, compartilhando os bastidores da realização do evento que promete ser marcante para a região. A feira, que acontece de 7 a 10 de dezembro de 2023, começou com uma noite gospel especial, contando com shows musicais e a presença da Pastora Tatiana Duarte, que trouxe louvores, teatro, adoração e ministração da palavra.

Irlando Parabólicas expressou sua satisfação em abrir espaço na programação para os evangélicos, destacando a importância de incluir diversidade nas celebrações municipais. Ele ressaltou a relevância do evento para a comunidade, não apenas como uma festa tradicional, mas como um momento de redenção e mudança.

Durante a entrevista, o prefeito enfatizou que a feira deste ano é um marco de transformação e um gesto de amor a Deus. Ao enaltecer o nome de Deus, Irlando sublinhou o propósito de dedicar todo o evento ao divino, uma prática que pretende manter em futuras edições.

“Na verdade, essa festa desse ano, pra mim, é redenção. A grande mudança. E nada mais plausível, nada mais bonito que demonstrar o amor a Deus. E esse evento de hoje, ele enaltece muito o nome de Deus”.

A programação ampliada para quatro dias, incluindo a noite gospel, é resultado do esforço e dedicação da gestão municipal, mesmo diante de desafios financeiros. O prefeito revelou que a busca por patrocínios foi crucial para viabilizar uma festa 100% financiada, sem comprometer as finanças do município.

“Eu também não ia ser irresponsável a ponto de tirar o dinheiro do povo. Deixar de pagar as pessoas pra fazer um evento dessa natureza. Então, o que eu busquei? Patrocínios. E hoje a gente tá fazendo uma festa 100% patrocinada”.

Ao abordar as expectativas para o público, Irlando Parabólicas mencionou a grandiosidade da feira, atraindo visitantes de diversas regiões.

“Pois é, aqui você vai ver uma linda cidade, segunda cidade mais alta do estado de Pernambuco, além de desdobrar da visão da maior rapadura do mundo, com 13.160 quilos, também do maior alfininho do mundo, com mais de 300 quilos, e vou dar um dado a você, o mundo inteiro são quase 3 milhões de cidades, Santa Cruz é a única cidade que faz a maior rapadura do mundo. Então, isso pra gente é um motivo de orgulho. Além das pessoas visitarem os estandes que têm os derivados da rapadura, inclusive o café torrado com a rapadura, mel, e conhecer realmente a nossa cultura. Sobretudo, ver, mais uma vez, a tão sonhada rapadura”.

Por fim, Irlando Parabólicas celebrou a aprovação de suas contas pelo Tribunal de Contas, enfatizando que a responsabilidade na gestão pública é uma prioridade.

“Eu já esperava, porque eu trato do dinheiro público com muita responsabilidade, com muito respeito. E entendo que muitas vezes o prefeito é criticado porque não faz a coisa na hora que o povo quer. Na verdade, não é assim que se faz gestão. A gestão se faz com comprometimento e com responsabilidade, fazendo a coisa dentro da lei. É por isso que eu tinha certeza que minhas contas iam ser aprovadas”, disse acrescentando:

“…eu tive uma dificuldade, que foi a época do Covid. Depois encontrei essa dificuldade, que foi a queda do ICMS. do FPM, mas é na crise que a gente se reinventa, é na crise que a gente aprende a driblar o problema. Então, a comunidade, o povo de Santa Cruz, os nativos, as pessoas sabem como é que eu faço governo. Eu faço governo com responsabilidade e com amor. E quando a gente bota amor na coisa, a gente resolve tudo”.

A XXVI Feira da Rapadura, sob a liderança de Irlando Parabólicas, promete ser um evento marcante, não apenas pelos números impressionantes, mas também pela dedicação em oferecer uma celebração rica em cultura, diversidade e espiritualidade.