Em artigo publicado neste domingo (9) no Correio Braziliense, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz um balanço sobre os primeiros 100 dias da terceira gestão à frente do Palácio do Planalto. “É um período curto se comparado aos 1.460 dias de trabalho para os quais fui eleito pela maioria do povo brasileiro. Ainda assim, 100 dias foram suficientes para revertermos um cenário estarrecedor, identificado pelos quase mil especialistas dos nossos grupos de transição”, afirma o presidente.
Segundo Lula, os problemas herdados são “tantos”, mas que a união é necessária para superá-los. “Não existem dois Brasis, o Brasil de quem votou em mim e o Brasil de quem votou em outro candidato. Somos uma nação. Vivemos em um único país, e precisamos da união de todos para reconstruí-lo”, escreveu.
Lula também citou o retorno do Bolsa Família, em substituição ao Auxílio Brasil, e o pagamento do benefício às famílias carentes. “Mais de 21 milhões de famílias já receberam os novos benefícios. Apenas no Distrito Federal, 172 mil famílias foram pagas já em março e 71 mil delas tiveram o adicional de R$ 150 para cada criança de até seis anos”, completou o presidente.
O presidente comenta ainda os avanços na saúde, na educação e a criação e retorno de ministérios importantes para o país. “Governar é lidar com urgências, ao mesmo tempo em que criamos as bases para um futuro melhor. Nestes primeiros 100 dias, priorizamos o que era inadiável. Começando pelo necessário, para fazer o possível e alcançar sonhos que hoje podem parecer impossíveis”, conclui.