O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu enquete em seu perfil no Twitter para saber o que seus seguidores pensam a respeito de um possível retorno do horário de verão. Adotada em 1931 e utilizada ininterruptamente entre 1985 e 2018, a medida adiantava o relógio em uma hora e tinha como objetivo economizar o consumo de energia em vários estados do Brasil, aproveitando a duração maior da luz do dia.

O questionário foi aberto por Lula às 18h17 desta segunda-feira (7). “Governo que consulta a população. O que vocês acham da volta do horário de verão?”, perguntou o petista. Com mais de 1 milhão de votos até 21h10, 70,4% se mostraram favoráveis e 29,6% contrários.

Nas redes sociais, o ator Bruno Gagliasso pediu a Geraldo Alckmin (PSB), responsável pelo governo de transição, a volta do horário de verão. O vice-presidente eleito respondeu com um caderninho e um lápis, sugerindo que a solicitação havia sido anotada.

O horário de verão no Brasil foi encerrado em 25 de abril de 2019 por meio de decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O chefe do Executivo argumentou ter consultado o Ministério de Minas e Energia e pessoas da saúde para tomar a decisão.