Apesar de o ex-presidente Lula já ter declarado apoio à pré-candidatura de Danilo Cabral (PSB) ao governo de Pernambuco, a deputada federal Marília Arraes, que também almeja a vaga, aproveitou o evento do Partido Solidariedade em apoio à pré-candidatura do petista à presidência da República para manter sua imagem veiculada ao presidenciável. A solenidade, que aconteceu em São Paulo, na manhã de ontem, foi estratégica para fortalecer a base de apoio de Lula.

A atitude de Marília Arraes de não cortar os laços com Lula e, consequentemente, com o Partido dos Trabalhadores, se configura como uma estratégia que busca agregar a herança que o ex-presidente e seu partido carregam junto ao eleitorado do Nordeste, em especial, pernambucano.

Pernambuco foi um dos estados em que o PT ganhou no primeiro turno da eleição presidencial de 2018. Na época, Fernando Haddad teve 48,87% dos votos no estado, contra os 30,57% de Bolsonaro. No segundo turno, a diferença foi ainda maior. Haddad chegou aos 66,50% dos votos válidos, e Bolsonaro 33,50%.