O deputado estadual José Patriota (PSB) afirmou em entrevista ao programa Folha Política, da Rádio Folha FM 96,7, que a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), da qual é o atual presidente, está mais perto de chegar a um consenso sobre o novo presidente da entidade. “Nesse momento, esse diálogo está fluindo, entre a diretoria e as lideranças políticas do estado”, disse.

Os nomes que estão sendo postos terão desafios pela frente, segundo Patriota. “Mas eu sempre chamo atenção para o que vem depois do entusiamo e a da empolgação”, disse ele, referindo-se aos desafios que o próximo ou próxima presidente vai enfrenrtar. “O bate-chapa deixa sequelas que atrapalham a caminhada. Insistimos no diálogo permanente para ter unidade e entendimento e fazer uma Amupe cada vez mais forte”, explicou. 

Segundo Patriota, os nomes postos estão na condição de facilitar o consenso e não gerar disputa. Citou como exemplo do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), que defende uma candidatura consensual mesmo que tenha que abrir mão da disputa. “O processo vai se afunilando e ficando cada vez mais fácil”, lembrou.

A menos de 20 dias para a eleição de renovação do comando Amupe, os candidatos à presidência são Rodrigo Pinheiro e a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado(PT). Ontem, o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (SD), também procurou prefeitos para pedir apoio e comunicar que também será candidato.

Patriota defende um candidato que dialogue com todos os partidos, todos os setores, que tenha tolerância com os diferentes. “Uma pessoa que quer impor seu pensamento como presidente, pode dar com os burros na água. O diferentes se reúnem para fazer aquilo que é consenso”, explicou. De acordo com ele, as obrigações do presidente o obriga ter disponibilidade. “É pesado o serviço”, disse. 

Sobre uma possível interferência da governadora Raquel Lyra (PSDB) na eleição da Amupe, Patriota disse que, com todo respeito, quem decide isso é a própria associação. “O governo do Estado não vota na Amupe, quem vota são os prefeitos e ex-prefeitos, conforme o estadual social”, lembrou.