Na manhã desta segunda-feira (15), foi divulgada uma pesquisa do Instituto DataTrends, encomendada pelo Blog do Finfa, que revela o atual cenário das intenções de voto para a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. Segundo o levantamento, o atual prefeito Sandrinho Palmeira (PSB) aparece na liderança, destacando-se na preferência dos eleitores tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada.

Pesquisa Espontânea

Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados manifestam sua preferência sem a apresentação de nomes, Sandrinho Palmeira lidera com 38% das intenções de voto. O oposicionista Danilo Simões (PSD), filho dos ex-prefeitos Giza Simões e Orisvaldo Inácio, aparece em segundo lugar com 21%. Um significativo percentual de 41% dos entrevistados declarou não saber ou preferiu não responder, evidenciando um alto índice de indecisos na cidade.

Pesquisa Estimulada

No principal cenário estimulado, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Sandrinho aparece com 48% das intenções de voto, enquanto Danilo Simões tem 37%. Brancos e nulos somam 7%, e 8% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder. Considerando apenas os votos válidos, Sandrinho tem 56% e Danilo 44%. A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PE-03514/2024, apresenta uma margem de erro de 4,85% e um grau de confiança de 95%.

Potencial de Voto

O levantamento também avaliou o potencial de voto dos candidatos. Para Sandrinho Palmeira, 41% dos entrevistados disseram que votariam com certeza, 27% que poderiam votar, 28% que não votariam de jeito nenhum, 3% que não o conhecem o suficiente e 1% não souberam responder. Já para Danilo Simões, 33% votariam com certeza, 28% poderiam votar, 27% não votariam de jeito nenhum, 10% não o conhecem o suficiente e 2% não souberam responder.

Avaliação da Gestão

A gestão do prefeito Sandrinho Palmeira também foi avaliada na pesquisa. O governo de Sandrinho possui uma aprovação de 62%, enquanto 34% desaprovam sua administração. Apenas 4% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Divulgação

A pesquisa foi divulgada por um pool de blogs composto por Alberes Xavier, Carlos Eugênio, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE, Finfa, Giro Mata Norte, Silvinho, Roberto Gonçalves, Pernambuco Urgente, Roberto Almeida, Didi Galvão e Bocão.