O cenário político de Serra Talhada ganhou novos desdobramentos no último fim de semana com o anúncio da pré-candidatura de Breno Araújo ( PSB) a deputado estadual em 2026. O movimento veio através de uma publicação conjunta dos vereadores Tércio Siqueira (PSD), Gin Oliveira e Giliardi Mendes (PT), além da secretária de Saúde, Lisbeth Rosa, que também é mãe de Breno.

A articulação ocorre logo após o deputado estadual Luciano Duque (SD) garantir a nomeação de seu filho, Miguel Duque, como presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), e o grupo de Sebastião Oliveira (Avante) obter espaços estratégicos no governo Raquel Lyra (PSDB), assumindo o controle da administração de Fernando de Noronha e da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, sob influência do deputado federal Waldemar Oliveira.

O movimento político gerou questionamentos dentro da base da prefeita Márcia Conrado, especialmente pela nomeação de Miguel Duque, adversário da petista nas eleições municipais de 2024, para um cargo estratégico na gestão de Raquel Lyra.

Encontro com Miguel Coelho reforça alianças

Após a repercussão do lançamento da pré-candidatura de Breno Araújo, a prefeita Márcia compartilhou em suas redes sociais um encontro com Miguel Coelho (UNIÃO BRASIL), ex-prefeito de Petrolina e nome cotado para disputar o Senado em 2026 dentro da chapa da Frente Popular de Pernambuco. O encontro, que teve a presença do vereador Zé Raimundo, aliado dos Coelhos, reforçou as especulações de que Márcia estaria fechando apoio a Miguel Coelho e, consequentemente, ao projeto do PSB, que tem João Campos como principal nome para disputar o governo de Pernambuco.

Apesar dos rumores, Zé Raimundo minimizou o encontro, classificando-o apenas como “bom” e garantindo que não houve tratativas sobre apoio político.

Nos bastidores, informações indicam que Breno Araújo, atual presidente do PSB em Serra Talhada, estaria de saída da sigla para se filiar ao PT, partido da prefeita Márcia. Enquanto cidades do Sertão do Pajeú, como Afogados da Ingazeira e Carnaíba, realizam congressos municipais do PSB, em Serra Talhada o partido segue sem movimentações nesse sentido.

“As comissões do PSB caducaram, Serra Talhada nem congresso teve. Justamente porque não tem definição”, disse uma fonte ao blog. Ainda segundo a mesma fonte, Breno deve disputar a eleição pelo PT, enquanto Márcia também teria interesse na presidência estadual do partido.

Por fim, será que domingo o Breno e a prefeita Márcia estarão em Afogados?