O Partido Socialista Brasileiro (PSB) emitiu uma nota na noite de ontem (09) repudiando a informação divulgada pela atual gestão do Governo de Pernambuco de que o Estado corre risco de déficit fiscal. Segundo o partido, que estava à frente do comando de Pernambuco até o fim de 2022, a sua gestão foi responsável por realizar o melhor resultado fiscal em 30 anos, representando um total de R$ 2,5 bilhões em caixa.

Além do bom desempenho e do considerado orçamento no caixa, o PSB declarou que foi responsável por reconquistar a classificação B na Capacidade de Pagamento (Capag) do Tesouro Nacional, e garantiu operações de crédito pré-aprovadas pela Secretaria do Tesouro Nacional de quase R$ 4 bilhões.

Ainda na nota publicada, o Partido destaca que o Estado obteve um índice de endividamento de 35% da Receita Corrente Líquida (RCL), onde o limite é 200%; e registrou um indicador de despesa de 43,03% quanto ao pessoal, onde o máximo aceitável é 49%. “A manutenção desse quadro é uma tarefa da atual gestão”, disse o PSB em nota.

Fonte: blog da folha