O ex-prefeito José Esdras de Freitas Góis, conhecido carinhosamente como “Zé do Povo”, faleceu nesta quinta-feira (04) no Hospital Português, em Recife, vítima de falência dos múltiplos órgãos. Aos 72 anos, Góis enfrentava diversos problemas de saúde, incluindo um quadro de diabetes, que o levaram a uma série de complicações. No final do ano passado, ele sofreu um incidente de engasgo, sendo prontamente socorrido e encaminhado a uma unidade hospitalar.

Mesmo considerado ativo para a média de sua faixa etária, as aparições públicas de Zé do Povo tornaram-se cada vez mais raras devido à sua condição clínica e física. Ele foi prefeito de Custódia entre 2001 e 2004, vencendo seu maior adversário político, Nemias Gonçalves, no primeiro mandato. Apoiou a composição política de seu filho, Manuca, com o ex-prefeito Luiz Carlos, além de ter tomado a decisão de alçar voo solo posteriormente.

Além de sua contribuição política, Zé do Povo era irmão da Secretária de Saúde, Olga Góis, e deixa um legado de realizações em Custódia. À frente da administração local, no quadriênio 2001 a 2004, implementou diversas ações, como a ampliação de escolas, construção de quadras poliesportivas, implantação de cursos superiores e laboratórios de informática em escolas municipais.

Na área de saúde, desenvolveu o Programa Saúde da Família (PSF), Saúde Bucal e Farmácia Básica, além de realizar o controle de Chagas e a construção de casas populares. Suas ações sociais incluíram a implantação da Casa de Apoio no Recife e projetos como Sentinela, Sopão e distribuição de leite em Custódia.

Zé do Povo também deixou sua marca na agricultura, implantando sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais, perfuração de poços tubulares, distribuição de sementes selecionadas e recuperação de estradas vicinais, além de melhorias na zona urbana, como a recuperação de calçamentos, matadouro público e expansão da rede de esgotos e distribuição de água.

De acordo com o prefeito Manuca nas suas redes sociais,  o velório acontece a partir das 9 horas na Câmara de Vereadores do município.

O sepultamento está programado para as 5 da tarde no cemitério da cidade. Em virtude de seu falecimento,  além do luto oficial,  a prefeitura decretou feriado municipal em Custódia,  para que a população possa acompanhar o adeus ao líder político.

Nota: Alguns dados biográficos foram fornecidos pelo “Custódia Terra Querida” e pelo livro “Custódia Relicário do Sertão”, de Sevy Oliveira (2008).

Reprodução do Blog de NillJunior