Faleceu na manhã desta segunda-feira (24), o sanfoneiro, Manoel Santana dos Santos, o popular ‘Manoel Salgueiro’. De acordo com sua filha Edna, ele estava fazendo tratamento no Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), em Recife há três anos, mas acabou falecendo em sua residência, no Sítio Brejinho, em decorrência de complicações nós órgãos.

Histórico

Manoel Santana dos Santos nasceu no ano de 1946, no município de Flores. Animou festas e ensinou pessoas a tocarem sanfona por mais de meio século, tornando-se uma das maiores referências no gênero dos acordes. Como disse em sua página no Facebook, o sanfoneiro David Reis: “Um dos meus professores. O forró perde um grande sanfoneiro”.

Além do talento com a sanfona, Manoel Salgueiro era cantor e se destacou em diversas apresentações em festas tradicionais da região norte e nordeste, como relembra a filha Edna Santana.

“Ele se apresentava nas tradicionais festas que aconteciam na Zona Rural, Distritos, Povoados, Sede do município de Flores, bem como em diversas cidades da região e do estado de Pernambuco. No Brejinho, região de serra onde residia, era comum realizar bailes em sua residência durante as tardes, em qualquer dia da semana”, relatou acrescentando: “Ele tinha parado de se apresentar há cerca de dois anos por conta dos problemas de saúde”.

Há pouco mais de três anos, Manoel Salgueiro foi homenageado no Festival de Zé Dantas que acontece todos os anos na cidade de Carnaíba.

Com informações de Cosmo Queiroz