A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) elegeu, nesta terça (14), a Mesa Diretora que comandará a Casa entre 1º de fevereiro de 2025 e 31 de janeiro de 2027. O atual presidente, Álvaro Porto (PSDB), foi reeleito para esse período, assim como o atual primeiro-secretário, Gustavo Gouveia (Solidariedade). Também foram escolhidos para o próximo mandato os demais cargos: dois vice-presidentes, três secretários e sete suplentes.

A votação antecipada para o biênio 2025-2026 foi possibilitada por mudanças na Constituição Estadual e no Regimento Interno da Alepe aprovadas na semana passada. A atual composição da Mesa seguirá vigente até o dia 31 de janeiro de 2025 e, só então, os parlamentares eleitos hoje assumirão seus cargos. 

Confira como ficará a composição da Mesa Diretora da Alepe no próximo mandato:

  • Presidente: Álvaro Porto (PSDB)
  • 1º Vice-presidente: Francismar Pontes (PSB)
  • 2º Vice-presidente: Fabrizio Ferraz (Solidariedade)
  • 1º Secretário: Gustavo Gouveia (Solidariedade)
  • 2º Secretário: Claudiano Martins Filho (PP)
  • 3º Secretário: Romero Sales Filho (União Brasil)
  • 4º Secretário: Coronel Alberto Feitosa (PL)
  • 1º Suplente: Doriel Barros (PT)
  • 2º Suplente: Henrique Queiroz Filho (PP)
  • 3º Suplente: Pastor Cleiton Collins (PP)
  • 4º Suplente: Joel da Harpa (PL)
  • 5º Suplente: William Brígido (Republicanos)
  • 6º Suplente: Joãozinho Tenório (Patriota)
  • 7º Suplente: Romero Albuquerque (União Brasil)

Votação

A eleição foi realizada por voto secreto e impresso, em sessão presidida pelo deputado Aglailson Victor (PSB). Todos os cargos tiveram apenas um candidato, com exceção do posto de 2º vice-presidente, disputado entre Fabrizio Ferraz (Solidariedade) e Diogo Moraes (PSB). No primeiro turno de votação, o candidato do PSB obteve 24 votos contra 21 do parlamentar do Solidariedade, e houve um voto nulo. 

Como nenhum dos dois candidatos alcançou a maioria absoluta (25 votos), foi realizado um segundo turno em que Fabrizio Ferraz obteve a vitória por 25 a 19. Também houve um voto nulo nessa votação.

Foram 46 votantes, com a ausência dos deputados Lula Cabral (Solidariedade), Rodrigo Farias (PSB) e Simone Santana (PSB) – os dois últimos, licenciados. Antônio Moraes (PP) esteve ausente apenas no segundo turno para a 2ª vice-presidência.

Álvaro Porto recebeu 40 dos 46 votos, havendo ainda cinco em branco e um nulo. Em defesa da candidatura, ele analisou que a Alepe “não se limita a ser Governo ou Oposição, mas uma Casa plural, que trabalha em defesa do povo de Pernambuco”. 

Porto salientou que a Assembleia atua unida, apesar das discordâncias. “É claro que há discussões e divergências mas, no final, chega-se ao consenso. É o fortalecimento do Legislativo aqui no Estado”, assegurou. Após eleito, o presidente agradeceu a confiança dos pares e garantiu a todos os parlamentares A certeza da continuidade do trabalho que vem sendo realizado. 

O primeiro-secretário Gustavo Gouveia foi eleito com 39 votos. Ele destacou “a união dos deputados em torno de um projeto de fortalecimento do Parlamento Estadual”. Também agradeceu aos colegas que abriram mão de candidaturas a cargos da Mesa por entenderem que o consenso manteria a Casa mais unida.

Na disputa pelo cargo de 2º vice-presidente, foi aberto espaço para os dois candidatos discursarem. Diogo Moraes salientou seu desejo “de auxiliar Presidência e Primeira Secretaria a tornar a Alepe mais ativa, independente, harmônica, unida e forte”. Já Fabrizio Ferraz, que venceu o pleito, ressaltou que, em sua atuação parlamentar, “sempre buscou amplo diálogo com todos, com atitudes positivas e agregadoras”.