Se a eleição fosse hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro estariam tecnicamente empatados entre os eleitores de São Paulo. O resultado é da Pesquisa Genial/Quaest, que fez 1.640 entrevistas presenciais entre 1ª e 4 de julho. Lula teria 37% dos votos e Bolsonaro, 32%, dentro da margem de erro que é de 2.4 pontos percentuais.

Ciro Gomes ficaria com 9% da preferência do eleitorado e Simone Tebet, com 3%. André Janones, Vera Lúcia, Pablo Marçal, Luiz Felipe D’Ávila e Eymael aparecem com 1%. Luciano Bivar, Sofia Manzano e Leonardo Péricles não pontuaram.

Em um cenário apenas com Lula, Bolsonaro e Ciro, o ex-presidente abriria uma frente de 40% a 33%, com Ciro alcançando 13%. Lula leva vantagem no eleitorado feminino (39% a 28%), mas, entre os homens, Bolsonaro leva ligeira vantagem (36% a 35%), dentro da margem de erro.

Em relação a votação por faixa etária, os jovens preferem o ex-presidente ao atual (47% a 20%), enquanto o resultado se inverte entre os eleitores que têm entre 35 e 44 anos, com 37% a 30% para Bolsonaro.

Metodologia

A Pesquisa Genial/Quaest trabalha com metodologia inédita de acompanhamento da opinião pública. A partir das entrevistas domiciliares, é feita a decupagem, análise e estratificação dos dados por sexo, idade, escolaridade, renda e População Economicamente Ativa (PEA).

O nível de confiança da pesquisa Genial/Quaest é de 95%, com margem de erro máxima de 2%, para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra.