O primeiro turno da eleição está marcado para 2 de outubro de 2022. No Senado, cada estado tem três parlamentares no cargo e, neste ano, a votação será para eleger somente um. Em Pernambuco, encerra-se o mandato de Fernando Bezerra Coelho (MDB), eleito em 2014.

O prazo para que os partidos realizem convenções partidárias e decidam seus candidatos aos governos estaduais, ao Senado e à Câmara ocorre em 20 de julho e termina em 15 de agosto.

Entretanto, em Pernambuco, algumas legendas já anunciaram pré-candidatos ao pleito. O período para propaganda eleitoral só começa em 16 de agosto. Só a partir dessa data é permitido fazer comícios, distribuir material gráfico, fazer caminhadas ou propagandas na internet.

Até agora apenas dois nomes foram lançados, neste início de pré-corrida eleitoral, o de Eugênia Lima (PSOL)  e Gilson Machado  (PL), que deixou no dia 31 de março o cargo de ministro do Turismo. Ocupava o ministério desde dezembro de 2020 e, antes disso, foi presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Aos 53 anos, foi anunciado como pré-candidato ao Senado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Enquanto isso, na Frente Popular de Pernambuco, cresce o acirramento entre as legendas postulantes ao cargo, alimentada pela vice-governadora do Governador Paulo Câmara (Luciana Santos) que resolveu à revelia, colocar seu nome à mesa. Nomes como o de André de Paula (PSD), da deputada Teresa Leitão (PT) e do Deputado Federal, Carlos Veras (PT), também estão em jogo.