Referência na oferta de serviços de tecnologia e inovação a setores de desenvolvimento no Estado, o Senai Pernambuco comemorou os seus 80 anos de fundação. Na noite desta quarta-feira (26), uma cerimônia de comemoração foi prestigiada pela governadora Raquel Lyra na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). 
 
“Eu acredito, sempre, que não há nada que supere a capacidade de trabalho da nossa gente, a capacidade de inovar, de ousar, de exportar inteligência, de implantar as novas tecnologias que Pernambuco possui. Quero parabenizar o Senai por poder manter, ao longo do tempo, essa coesão e fazer do nosso Estado sempre uma referência”, destacou a governadora.
 
O presidente da Fiepe, Ricardo Essinger, abriu a celebração ressaltando os avanços do Senai. “Estamos comemorando 80 anos de uma existência longa, que começou treinando os trabalhadores como torneiros mecânicos, que era uma profissão importantíssima para a indústria. E hoje vemos um Senai renovado e pensando no futuro”, comentou.
 
Durante a solenidade, um documento foi assinado para nomeação da gestão dos clusters de inovação industrial de Suape e Petrolina. Esses clusters são cooperações conjuntas de instituições para o desenvolvimento de novos projetos, a fim de aumentar o desempenho e a produtividade do setor industrial. O cluster de Suape trabalhará com foco na transição energética, manufatura avançada e logística. O de Petrolina terá como foco o desenvolvimento da indústria como fornecedora de tecnologia avançada para a agroindústria.
 
Assinaram o documento a governadora Raquel Lyra, Ricardo Essinger, Guilherme Cavalcanti (secretário estadual de Desenvolvimento Econômico), Camila Barreto (diretora regional do Senai em Pernambuco) e Guilherme Coelho (presidente da Abrafrutas e Assessor Especial do Governo de Pernambuco).