A Alepe acatou nesta segunda (13) a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Família, da Vida e de Políticas sobre Drogas. O colegiado temporário terá como coordenador-geral o deputado Pastor Cleiton Collins (PP), autor da iniciativa. Além da votação das matérias da Ordem do Dia, temas como atraso no pagamento de benefícios sociais e recuperação de rodovias foram abordados em discursos.

A Frente Parlamentar  é a primeira aprovada pela 20ª Legislatura. Durante o tempo reservado à Comunicação de Lideranças.

13º do Bolsa Família

O deputado Sileno Guedes (PSB) cobrou o pagamento da 13ª parcela do Bolsa Família pelo Governo do Estado. Instituído pela Lei n°16.490/2018, o valor extra é repassado em três etapas, nos meses de fevereiro, março e abril. “Para nossa surpresa, não foi pago hoje (segunda), seguindo o calendário do auxílio federal, embora haja previsão na legislação e no Orçamento aprovado por esta Casa”, pontuou. Guedes pretende informar ao Ministério Público Estadual (MPPE) que a lei não foi cumprida e fazer um pedido de informação para saber o que motivou o atraso.

Rodovias

O deputado Rodrigo Novaes (PSB) foi à tribuna pedir ao Governo do Estado que dê sequência a obras de rodovias iniciadas pela gestão anterior, entre elas as de implantação de PEs no Sertão: 300, 336, 460 e 499. Segundo ele, algumas iniciativas já foram licitadas e aguardam as ordens de serviço. Outras dependem da conclusão de determinados trechos. “As estradas constroem futuro, pois levam desenvolvimento, criam oportunidades, facilitam investimentos privados e geram mais prosperidade para a região”, registrou.

Novaes solicitou, ainda, que a governadora Raquel Lyra promova operações de recapeamentos em trechos das PEs 360, 390 e 425. Outra demanda do deputado foi o asfaltamento do trecho da PE-460 entre o município de Belém de São Francisco e o porto da Barra do Tarrachil, em Chorrochó, na Bahia. “São reivindicações de alguém que sabe o sofrimento das pessoas que vivem no Sertão”, assinalou.