Em reunião com prefeitos pernambucanos nesta terça-feira (11), o deputado federal Danilo Cabral conclamou os aliados a ampliarem a vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva neste segundo turno, não só dando a vitória ao petista como garantindo condições de governabilidade para Lula. Na avaliação de Danilo, haverá uma espécie de terceiro turno da eleição no Brasil e o aumento do percentual de votos pró-Lula representará uma vitória política das forças progressistas brasileiras. Ele foi aplaudido de pé em mais de uma ocasião, no evento que ocorreu em Gravatá (Agreste).

“Nós precisamos sair da urna, não é só com Lula presidente, não. Nós precisamos sair dessa urna com uma grande vitória de Lula na eleição, porque a gente sabe que vamos ter mais um turno nesta eleição. A eleição não termina no próximo dia 30 de outubro. Vamos enfrentar resistência dentro do Congresso Nacional”, discursou Danilo. A referência do deputado socialista se remete ao perfil de parte dos senadores e deputados eleitos para o Congresso Nacional, muitos dos quais vinculados ao campo bolsonarista.

Danilo destacou que é preciso ganhar na política de olho no futuro. “Precisa ganhar com margem de representação na sociedade, uma larga frente de voto para que a gente possa dobrar dentro do Congresso Nacional as resistências que nós pudermos ter”, destacou.

Diante dos prefeitos, no entanto, as primeiras palavras de Danilo foram de agradecimento pelos 885.994 votos que recebeu do povo pernambucano. “Desde que nós fomos convocados para disputar a eleição de governador, representando a Frente Popular de Pernambuco, a gente sabia os desafios que nós tínhamos e também aquilo que iríamos representar. Nós praticamos o bom combate durante essa caminhada, defendemos as transformações que a Frente Popular fez em Pernambuco e queríamos, claro, estar no segundo turno. Fizemos a disputa com muita alegria e muita animação e é dessa forma que eu acredito que devem ser as coisas. É fazer as coisas com fé, com crença. Vamos nos manter assim”, declarou, propagando otimismo para garantir a larga vitória de Lula no final do mês.

Durante o encontro, Danilo frisou que a presença de todos no local fortalece laços de uma união sólida. “As questões locais, cada um e cada um que está aqui vai seguir a sua razão em seu coração, mas estamos neste momento juntos para fazer Lula presidente da República. É isso que vai nos unir. É isso que cada um aqui deve buscar. É isso que a gente tem que continuar construindo. É essa unidade em cima para que a gente possa construir um grande Brasil e um novo Pernambuco”. Danilo justificou que esse sentimento é importante “para que a gente não saia com nenhum tipo de divisão”. Por fim, assumiu o papel de liderança alçado no último pleito: “Viva o Brasil, viva Pernambuco. É Lula presidente”.

A coordenação da campanha de Lula estabeleceu a meta de atingir 70% dos votos válidos no Nordeste na eleição do segundo turno. Em Pernambuco, por exemplo, ele teve 65,6% dos votos na abertura das urnas. A força-tarefa visa conquistar, no mínimo, cerca de 250 mil votos para que o estado consiga atingir o objetivo. “Se chegarmos a somar mais de 540 mil votos em relação ao que obtivemos no primeiro turno, será um reforço de extrema importância”, afirmou o senador Humberto Costa. Outra meta é a redução da abstenção no dia da votação do segundo turno.

O encontro contou com a presença de mais de 70 prefeitos de todas as regiões do estado, ex-prefeitos e lideranças. Também participaram do evento o governador Paulo Câmara, o senador Humberto Costa, a vice-governadora Luciana Santos, deputados federais e estaduais.

Foto: Diego Nigro