Em uma sessão ordinária realizada nesta terça-feira (31.10), na Câmara de Vereadores de Serra Talhada, o vereador de oposição, Vandinho da Saúde, surpreendeu ao adotar um tom amistoso e conciliatório em relação à polêmica levantada pelo líder da oposição, Gin Oliveira. Essa polêmica havia sido motivo de uma coletiva de imprensa convocada pelos aliados de primeira hora do deputado estadual Luciano Duque, incluindo Renato Godoy, Miguel Duque (filho de Luciano Duque), o próprio vereador Vandinho da Saúde e Ronaldo de Dja, e Divonaldo Barbosa, assessor especial do deputado.

Vandinho, em seu pronunciamento, reconheceu a falta de conhecimento técnico suficiente para continuar debatendo o assunto em questão. O vereador expressou sua intenção de solicitar explicações do corpo técnico financeiro da Prefeitura de Serra Talhada.

Durante seu discurso, Vandinho destacou a coletiva de imprensa realizada mais cedo com a presença do corpo jurídico do deputado. Ele enfatizou seu compromisso em não apontar erros de forma irresponsável, optando por convocar os especialistas ideais para esclarecer o assunto.

O ponto central do debate é um relatório do Tribunal de Contas do Estado, que conta com quase 2 mil páginas e aborda os chamados “restos a pagar” no valor de 24 milhões de reais, tema que gerou discussões ao longo da semana.

Para esclarecer a situação, Vandinho propôs um requerimento de convocação da Secretária de Finanças, Cybele Alves, que possui experiência nas gestões anteriores e atuais, e de Valéria, a atual contadora do município, com passagens pelas gestões de Carlos Evandro e Luciano Duque. Esses profissionais são considerados as pessoas ideais para explicar o que são os “restos a pagar” e qual é a dívida real da prefeitura.

“Então, eu queria pedir a convocação aqui pra essa Casa, vou fazer um requerimento solicitando, a convocação da Secretaria de Finanças, Cybele Alves, que era da gestão anterior e faz parte também da gestão atual, e a Valéria, dona Valéria, que é a contadora do município, que ela foi contadora de Carlos Evandro, de Luciano Duque, é a atual contadora. Então, duas pessoas que, de fato, conhecem, sabem, o que são esses restos a pagar, qual é a dívida real e o que é… para explicar para nós. Aqui, para o Poder Legislativo. Isso foi exposto aqui na tribuna e. Isso precisa ser passado para a sociedade”, sugeriu.

Vandinho enfatizou a importância de levar essa explicação não apenas à Câmara de Vereadores, mas também à sociedade, destacando a necessidade de esclarecimento urgente. Ele concluiu seu pronunciamento pedindo ao presidente da câmara, Manoel Enfermeiro (PT) que analisasse atentamente a questão.  A convocação da Secretária de Finanças e da contadora do município promete lançar luz sobre esse assunto de interesse público.