Na Sessão Legislativa Ordinária desta quinta-feira (01/02), a vereadora Jeane Lucas, representante do município de Flores, trouxe a público um desabafo em suas redes sociais, denunciando ataques misóginos e difamatórios direcionados a ela durante a transmissão ao vivo realizada por um colega de legislatura.

Jeane Lucas relatou que, enquanto participava da sessão, um dos vereadores optou por realizar uma live em suas redes sociais. Contudo, o que deveria ser uma prática comum de aproximação com os eleitores acabou se transformando em uma fonte de ataques pessoais à vereadora. Comentários pejorativos e ofensivos foram proferidos por alguns internautas, sendo que um usuário em particular ultrapassou os limites do respeito.

A vereadora destacou que as críticas são inerentes à vida pública e sempre as recebeu de maneira construtiva, visando melhorias em sua atuação como representante do povo. Entretanto, lamentou que, nesse caso, as ofensas tenham extrapolado o âmbito político e atingido sua condição de mulher.

Em um dos comentários, o internauta sugeriu que a vereadora “procurasse um ninho de Jegue”. A parlamentar, que também é advogada salientou que tais expressões ultrapassam os limites da crítica política e caracterizam-se como violência de gênero. Jeane Lucas citou a Lei 14.192 de 2021, que trata da prevenção e repressão à violência política de gênero, reforçando que a internet não é uma terra sem lei.

A vereadora questionou a motivação por trás desses ataques e levantou uma indagação que ecoa em sua mente: “Será que se fosse um vereador falando, será que esse internauta mandaria um vereador procurar um ninho de Jegue? Ou mandaria o vereador comer o microfone?” Jeane Lucas repudiou de forma veemente as palavras proferidas, destacando a necessidade de um ambiente político respeitoso, independente do gênero do representante.

A denúncia da vereadora levanta questões sobre a persistência da violência de gênero no cenário político, reforçando a importância da conscientização e combate a tais práticas, não apenas nos corredores legislativos, mas também nas plataformas digitais.

Nas redes sociais, o presidente da Câmara Luiz Heleno se pronunciou: “Em solidariedade à minha colega Jeane Lucas, repudio veementemente a violência política de gênero que ela enfrentou nas redes sociais. Juntos, devemos combater esse comportamento prejudicial e promover um ambiente mais inclusivo e respeitoso na política”, escreveu.